quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ProBrasil de Cara Nova

A ProBrasil aproveitou a chegada da delegação do Intercâmbio Médico Hospitalar Cooperação ProBrasil Alemanha – Piauí, para lançar a sua nova marca, que está mais brasileira que nunca.
A S/A Propaganda , responsável pela mudança, trocou o mapa do Brasil por uma referência à bandeira nacional, que ganhou um simpático sorriso, marca registrada da simpatia e boa vontade de todos os colaboradores da ONG, além de representar o calor humano típico brasileiro. Em breve, o site da Organização também ganhará uma repaginada, já em fase de estudos.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


A missão alemã e a ProBrasil conheceram nesta quinta-feira (03), o trabalho realizado pelo complexo de Saúde e Educação Daniele Dias, formado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e pelo Centro de Educação Especial (Cies). A secretária Rejane Dias recebeu Mathias Witt, Thomas Eggensperger, Uwe Weibrecht, o Coordenador de Reações Internacionais do Governo do Estado, Sérgio Vilela, o diretor de descentralização hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, Telmo Mesquita, e a pedagoga picoense Tazmânia Medeiros, apresentando-lhes o trabalho que o Piauí vem realizando pela inclusão da pessoa com deficiência.

A equipe estuda junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Assuntos Internacionais, um modelo de cooperação médico hospitalar entre a ProBrasil e governos do Piauí e República Federal da Alemanha onde o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB) seria o primeiro trabalho executado em parceria. No âmbito do executivo estadual, a ação é coordenada pelos secretários Assis Carvalho (Saúde) e Sérgio Vilela (Relações Internacionais).

“Pretendemos assinar um acordo de capacitação para mandar gente daqui para a Alemanha”, diz o presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, acrescentando que o motivo da visita é conhecer a realidade do sistema de saúde pública do Piauí. A delegação alemã também visitou as instalações do Hospital Getúlio Vargas na companhia de Sérgio Vilela e do diretor de descentralização hospitalar da Secretaria de Saúde, Telmo Mesquita.

A secretária Rejane Dias, visa a realização de uma parceria para intercâmbio que contemple a área da saúde, em especial a de reabilitação física, que é o foco do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). De acordo com o médico Francisco Alencar, superintendente do Ceir, a Alemanha é um dos países que mais tem avanços no quesito reabilitação, inclusive o material médico produzido no país é de primeira linha.
Ao apresentar o Centro de Reabilitação do Complexo de Saúde e Educação Daniele Dias, a secretária Rejane Dias enfatizou que o Ceir foi planejado em quatro etapas: primeira, o Ceir, depois a oficina ortopédica, inaugurada há 4 meses e que já produz por mês 200 peças, o próximo passo será a instalação do Centro de Diagnóstico que será construído ainda neste ano, seguida da construção de uma unidade hospitalar.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Governador do Piauí discute saúde pública e educação com ProBrasil e missão alemã em Teresina.


A visita da ProBrasil e da missão alemã ao governador Wellington Dias na tarde desta quarta-feira (2), no palácio de Karnak, sinalizou o início de parceria na área de saúde e educação que deverá render resultados positivos. O diretor do hospital alemão Unfallkrankenhaus Berlin (UKB), Matthias Witt, realizou uma apresentação da instituição, mostrando tanto o modelo de gestão como a estrutura física do local, considerado um dos mais modernos do mundo.

A proposta do diretor do hospital, assim como o diretor presidente do Instituto Chenu IMDC em Berlim, Pe. Thomas Eggensperger e do presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, é acompanhar de perto os trabalhos a serem desenvolvidos na Policlínica de Picos, construída pela ProBrasil, contando com a parceria do Estado e da prefeitura daquele município.

O principal ponto de discussão, entretanto, foi a construção de um novo hospita regional em Picos na mesma área do complexo policlínico. Os alemães e o prefeito picoense, Gil Medeiros - presente na audiência - solicitaram do governador medidas que agilizem o início desta obra que hoje representa um dos principais requisitos dos colaboradores alemães para o início de ações de cooperação na área de intercâmbio de profissionais de diversas áreas de saúde entre Piauí e Alemanha, envio de equipamentos de última geração em alta complexidade para estabelecimentos hospitalares públicos do Piauí e abertura de outros canais de conversação e convênios com um variado número de instituições alemãs com vistas ao fortalecimento desta parceria que vem sendo coordenada pela ProBrasil.

A missão alemã também se comprometeu de - em face da definição do cronograma para a obra do hospital em Picos - oferecer consultoria coopertaiva no âmbito técnico. A proposta apresentada na reunião para o governador Wellington Dias e os secretários estaduais Assis Carvalho (Saúde), Antônio José Medeiros (Educação). Kléber Eulálio (Governo) e Sérgio Vilela (Relações Internacionais) é oferecer treinamento a profissionais de diversos segmentos da saúde, administração e serviços onde estes agentes teriam a oportunidade de conhecer técnicas de ponta da medicina germânica. Segundo o governador, a obra é estimada em R$ 25 milhões e a parceria também permitirá a doação de equipamentos para a policlínica.

A comitiva visitou a cidade de Picos nesta semana, onde foi recebida pelo prefeito Gil Medeiros e sua equipe coordenada pela pedagoga Tazmania Medeiros, além de prefeitos e lideranças da região.

Em Teresina, eles visitam hoje (03) Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), recebidos pela Secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência Física, Rejane Dias e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para conhecer o modelo piauiense de atendimento médico-hospitalar.

Em novembro deste ano, o governador Wellington Dias visita a Alemanha onde apresentará o cronograma de obras da policlínica de Picos para que a parceria possa ser firmada dentro das exigências dos parceiros alemães. “Será um grande feito para nós adquirirmos um pouco da experiência alemã na área da saúde. Eles têm uma super estrutura de atendimento através do UKB que tem mais de 12 anos de atuação no segmento”, salientou o governador.

O Dr. Thomas Eggensperger finalizou o encontro destacando pontos relevantes de uma parceria passível de realização entre o Estado e a KAAP - Serviço de Intercâmbio Acadêmico Católico, que funciona oferecendo bolsas de estudo integrais para pós-graduação na Alemanha destinadas a estudantes estrangeiros que tenham satisfatório rendimento escolar comprovado . O detalhamento desta cooperação será apresentado ao secretário de Educação do Piauí, Antônio José Medeiros, e gestores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI) sob orientação do governador Wellington Dias.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Presidente da ProBrasil recebe título de cidadão picoense.


O presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, agora é cidadão oficial do município piauiense de Picos. O título foi entregue a ele na manhã desta quarta-feira (02), na Câmara Municipal com a presença de várias autoridades do legislativo e executivo, gestores públicos e líderes comunitários. A honraria foi concedida ao alemão atendendo a uma proposição do vereador Diógenes Medeiros (PPS), tendo sido votada unanimemente pelos 10 vereadores daquela casa nas duas sessões a que foi submetida em plenário. O título foi homologado através do Decreto Nº 124 de 17 de agosto de 2009.

Em seu discurso, Diógenes Medeiros destacou o notável benefício que Picos vem atingindo graças à atuação de Weibrecht em favor da saúde daquele município. O presidente da ProBrasil já mora no Brasil há 10 anos, três deles dedicados ao esforço de consolidar um complexo policlínico que possa combater a defasagem estrutural do sistema de saúde pública na terceira maior cidade do estado e segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste.

Como resultado do trabalho do presidente da ProBrasil, a cidade ganhou uma policlínica apta a operar com 10 especialidades médicas de alta complexidade. A estrutura foi construída através de financiadores alemães e gerenciada por Uwe Weibrecht que, atualmente, reside no município. Para a consolidação do complexo, o Governo do Estado vai construir um novo hospital regional em área contígua à policlínica.

O prefeito de Picos, Gil Medeiros, revelou no púlpito da Câmara Municipal sua grande admiração pelo povo alemão, destacada pelo dinamismo, disciplina e força de trabalaho. "Agora, com a atuação de Uwe em nossa cidade e com toda a diligência que ele dedica ao engrandecimento de nosso sistema de saúde, reforço ainda mais minha consideração à pátria dele que, a cada dia, fica mais próxima do Piauí e dos picoenses", falou Gil Medeiros.

O homenageado Weibrecht ressaltou em sua fala que o título de cidadania reforça ainda mais seu compromisso com as prioridades de Picos. Visivelmente emocionado, ele manifestou o desejo de compartilhar aquela homenagem com seus companheiros de ProBrasil e disse que recebia a distinção de forma especial em função da presença de seus compatriotas Matthias Witt e Thomas Eggensperger que se encontram em Picos chefiando uma missão de cooperação entre Alemanha, Piauí, Picos e ProBrasil.

Delegação alemã segue com agenda oficial em Picos

Dando continuidade a série de compromissos oficiais, a delegação alemã cumpriu vasta agenda durante toda a terça-feira (01). Pela manhã, ocorreu visita às instalações do Hospital Regional Justino Luz, unidade de saúde estadual que serve como referencia para toda a macrorregião de Picos. Lá, Thomas Eggensperger e Matthias Witt conheceram parte da estrutura do hospital, setores de urgência, emergência dentre outros. Durante a visita ao hospital, a delegação foi recepcionada pela diretora da instituição Valdeci Leite.

A proposta da visita foi dar uma dimensão aos alemães quanto ao grande fluxo de pacientes que o HRJL recebe diariamente. São pacientes vindos de cidades da região em busca de consultas, exames de internações, sendo assim, eles puderam conhecer de perto, tanto a estrutura do hospital, quanto seu grau de complexidade e resolutividade.
A expectativa para a construção de um novo hospital é uma das pautas em destaque. A unidade deve ser construída, mediante a um acordo de cooperação técnica hospitalar que prevê o intercambio e assessoramento junto ao Hospital de Traumas de Berlim. Atualmente, o Justino Luz responde pela realização de aproximadamente onze mil procedimentos por mês, desde situações simples, até as mais complexas.

Em entrevista Matthias Witt, diretor do serviço de enfermagem do Hospital de Traumas de Berlim mostrou-se impressionado com as remunerações pagas aos médicos que prestam serviços a unidade de saúde estadual. Disse que teve uma boa impressão do hospital, organizado, porém com equipamentos antigos. Sobre o novo hospital, declarou que continua mantendo entendimentos para avançar no projeto.
Pela manhã, os compromissos foram encerrados manhã terminou com visitas ao Centro de Assistência Psicossocial Álcool Drogas (CAPS – AD) e ao posto de saúde na localidade Alto dos Canutos.

À tarde, uma reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos apresentou a delegação alemã detalhes sobre o sistema de saúde de Picos. A explanação apresentada pela ex-secretária de saúde de Picos Tazmânia Gomes de Medeiros (Belê) mostrou detalhes da gestão plena em saúde executa no município de Picos e dados gerais sobre o sistema de saúde público existente na cidade.


Em seguida, Matthias Witt fez a apresentação geral do Unfallkrankenhaus Berlim – UKB, o Hospital de Traumas de Berlim, um dos mais conceituados institutos de alta complexidade na área de reabilitação no mundo.

Matthias Witt também falou a seus interlocutores sobre a iminência de uma parceria que o UKB e Governo do Estado estão firmando para estreitar ainda mais as relações de cooperação entre o Piauí e Alemanha. O convênio prevê, dentre alguns pontos, a especialização de profissionais de saúde piauienses na estrutura que o hospital oferece na Alemanha para atividades de intercâmbio.

Neste trabalho de cooperação, especialistas alemães também devem vir ao Piauí – onde o complexo policlínico de Picos é roteiro imprescindível, para temporadas de troca de experiências na saúde do estado. Outro ponto importante da parceria aponta para a viabilidade de aquisição de equipamentos de alta complexidade vindos da Alemanha para o estado. A parceria vislumbra ainda a firmação de convênios com diversas outras instituições do governo alemão, fortalecendo inúmeras possibilidades de cooperação técnica e financeira no campo da saúde pública no Piauí.

O governador Wellington Dias recebe Matthias Witt, Thomas Eggensperger e Uwe Weibrecht na tarde desta quarta-feira (02) no Palácio de Karnak, em Teresina, para tratarem da homologação deste acordo.
A equipe da ProBrasil encerrou a agenda de trabalho de ontem (31) em Picos (PI), conduzindo os técnicos da missão germânica ao complexo policlínico da cidade cujo trabalho é financiado desde o início pelo setor da associação que funciona na Alemanha. Uwe Weibrecht explicou que a visita tinha o objetivo de mostrar aos visitantes a situação atual do projeto para que eles possam ter uma dimensão real do avanço alcançado. O presidente da entidade fala que este entendimento das ações vai preparar os parceiros internacionais para as negociações que acontecerão nos próximos dias com o os gestores do Estado e município. Para Weibrecht este é o momento se chegar definitivamente a um cronograma da construção do novo complexo de saúde de Picos do qual a policlínica faz parte.

Thomas Eggelsperger, da ProBrasil na Alemanha e Mathias Witt, do Unfallkrankenhaus Berlin, estiveram no local, apreciaram o adiantado estado das obras, contudo, endossam a posição de Weibrecht, defendendo o urgente estabelecimento de uma agenda que possa dar mais celeridade ao trabalho. Eles estão no Piauí como resultado de acertos firmados durante visita a Alemanha feita pelo secretário estadual de Governo, Kléber Eulálio; prefeito de Picos, Gil Medeiros; professora Tazmânia Medeiros Belê e Uwe Weibrecht, em maio deste ano. Em visita ao UKB, a equipe piauiense recebeu de seus dirigentes o compromisso de enviar um integrante da diretoria para avaliar pessoalmente a maneira de como um dos mais conceituados hospitais do mundo pode cooperar com o sistema de saúde do Piauí, fato que explica a presença do Dr. Matthias Witt na delegação que se encontra no estado.


A ProBrasil é convicta de que as negociações decorrentes da visita técnica alemã vai resultar em uma meticulosa e resolutiva consultoria na criação do novo pólo de saúde em Picos e também vai consolidar mecanismos para um intercâmbio de profissionais na área médica e de enfermagem, além da viabilidade de aquisição de equipamentos para procedimentos de alta complexidade. Hoje (01) o grupo alemão vai discutir de forma mais sistemática todos estes pontos de vista com dirigentes municipais e estaduais, formadores de opinião e profissionais da área de saúde pública para poder discutir a realidade desta atividade na região e definir junto com eles o que deve ser encaminhado para o governador Wellington Dias na próxima quarta-feira, em Teresina. “A reunião na sede do governo piauiense deve ser direta e incisiva quanto à participação e ação concreta de cada ente que participa deste trabalho que requer urgência para a saúde de uma das mais densas populações regionais do estado”, finalizou o presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht.

terça-feira, 1 de setembro de 2009


Uma cerimônia formal foi organizada no hall do Palácio Coelho Rodrigues para receber oficialmente em Picos, o representante da ONG ProBrasil na Alemanha, frei Thomas Eggensperger e Mathias Witt, que visita a cidade em nome do Unfallkrankenhaus Berlim - UKB, Hospital de Traumas de Berlim.

O primeiro compromisso oficial da comitiva deu-se na sede do governo municipal. Foi lá que diversas autoridades, funcionários municipais e populares deram as boas vindas aos visitantes. Uma sessão de execução de hinos e hasteamento das bandeiras do Brasil, Alemanha, Piauí, Picos e ProBrasil.

Na recepção foi apresentada uma mostra do potencial cultural da cidade de Picos, a banda oficial do município executou clássicos da música popular brasileira, e um grupo de Bumba Meu Boi apresentou coreografias típicas de uma das maiores manifestações do folclore regional e brasileiro.

Após o momento cultural, as saudações de boas vindas começaram pela assessora especial da Prefeitura de Picos, Tazmânia Medeiros (Belê), uma das anfitriãs da delegação. Belê agradeceu a presença dos visitantes e aproveitou o momento para agradecer publicamente a recepção alemã, oferecida a comitiva picoense que esteve em visita àquele país no último mês de maio. O prefeito Gil Medeiros, em sua saudação, voltou a agradecer a recepção na Alemanha e expressou otimismo na consolidação da parceria de cooperação técnica entre a Alemanha e o Piauí.

Depois de breve audiência no gabinete do prefeito, os técnicos alemães concederam entrevista aos veículos de comunicação da região, destacando o plano de metas e ações possíveis para a consecução desta parceria Brasil-Alemanha que está sendo gerenciada pela ProBrasil.