quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Governador do Piauí discute saúde pública e educação com ProBrasil e missão alemã em Teresina.


A visita da ProBrasil e da missão alemã ao governador Wellington Dias na tarde desta quarta-feira (2), no palácio de Karnak, sinalizou o início de parceria na área de saúde e educação que deverá render resultados positivos. O diretor do hospital alemão Unfallkrankenhaus Berlin (UKB), Matthias Witt, realizou uma apresentação da instituição, mostrando tanto o modelo de gestão como a estrutura física do local, considerado um dos mais modernos do mundo.

A proposta do diretor do hospital, assim como o diretor presidente do Instituto Chenu IMDC em Berlim, Pe. Thomas Eggensperger e do presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, é acompanhar de perto os trabalhos a serem desenvolvidos na Policlínica de Picos, construída pela ProBrasil, contando com a parceria do Estado e da prefeitura daquele município.

O principal ponto de discussão, entretanto, foi a construção de um novo hospita regional em Picos na mesma área do complexo policlínico. Os alemães e o prefeito picoense, Gil Medeiros - presente na audiência - solicitaram do governador medidas que agilizem o início desta obra que hoje representa um dos principais requisitos dos colaboradores alemães para o início de ações de cooperação na área de intercâmbio de profissionais de diversas áreas de saúde entre Piauí e Alemanha, envio de equipamentos de última geração em alta complexidade para estabelecimentos hospitalares públicos do Piauí e abertura de outros canais de conversação e convênios com um variado número de instituições alemãs com vistas ao fortalecimento desta parceria que vem sendo coordenada pela ProBrasil.

A missão alemã também se comprometeu de - em face da definição do cronograma para a obra do hospital em Picos - oferecer consultoria coopertaiva no âmbito técnico. A proposta apresentada na reunião para o governador Wellington Dias e os secretários estaduais Assis Carvalho (Saúde), Antônio José Medeiros (Educação). Kléber Eulálio (Governo) e Sérgio Vilela (Relações Internacionais) é oferecer treinamento a profissionais de diversos segmentos da saúde, administração e serviços onde estes agentes teriam a oportunidade de conhecer técnicas de ponta da medicina germânica. Segundo o governador, a obra é estimada em R$ 25 milhões e a parceria também permitirá a doação de equipamentos para a policlínica.

A comitiva visitou a cidade de Picos nesta semana, onde foi recebida pelo prefeito Gil Medeiros e sua equipe coordenada pela pedagoga Tazmania Medeiros, além de prefeitos e lideranças da região.

Em Teresina, eles visitam hoje (03) Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), recebidos pela Secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência Física, Rejane Dias e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para conhecer o modelo piauiense de atendimento médico-hospitalar.

Em novembro deste ano, o governador Wellington Dias visita a Alemanha onde apresentará o cronograma de obras da policlínica de Picos para que a parceria possa ser firmada dentro das exigências dos parceiros alemães. “Será um grande feito para nós adquirirmos um pouco da experiência alemã na área da saúde. Eles têm uma super estrutura de atendimento através do UKB que tem mais de 12 anos de atuação no segmento”, salientou o governador.

O Dr. Thomas Eggensperger finalizou o encontro destacando pontos relevantes de uma parceria passível de realização entre o Estado e a KAAP - Serviço de Intercâmbio Acadêmico Católico, que funciona oferecendo bolsas de estudo integrais para pós-graduação na Alemanha destinadas a estudantes estrangeiros que tenham satisfatório rendimento escolar comprovado . O detalhamento desta cooperação será apresentado ao secretário de Educação do Piauí, Antônio José Medeiros, e gestores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI) sob orientação do governador Wellington Dias.

Nenhum comentário: