quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Delegação alemã segue com agenda oficial em Picos

Dando continuidade a série de compromissos oficiais, a delegação alemã cumpriu vasta agenda durante toda a terça-feira (01). Pela manhã, ocorreu visita às instalações do Hospital Regional Justino Luz, unidade de saúde estadual que serve como referencia para toda a macrorregião de Picos. Lá, Thomas Eggensperger e Matthias Witt conheceram parte da estrutura do hospital, setores de urgência, emergência dentre outros. Durante a visita ao hospital, a delegação foi recepcionada pela diretora da instituição Valdeci Leite.

A proposta da visita foi dar uma dimensão aos alemães quanto ao grande fluxo de pacientes que o HRJL recebe diariamente. São pacientes vindos de cidades da região em busca de consultas, exames de internações, sendo assim, eles puderam conhecer de perto, tanto a estrutura do hospital, quanto seu grau de complexidade e resolutividade.
A expectativa para a construção de um novo hospital é uma das pautas em destaque. A unidade deve ser construída, mediante a um acordo de cooperação técnica hospitalar que prevê o intercambio e assessoramento junto ao Hospital de Traumas de Berlim. Atualmente, o Justino Luz responde pela realização de aproximadamente onze mil procedimentos por mês, desde situações simples, até as mais complexas.

Em entrevista Matthias Witt, diretor do serviço de enfermagem do Hospital de Traumas de Berlim mostrou-se impressionado com as remunerações pagas aos médicos que prestam serviços a unidade de saúde estadual. Disse que teve uma boa impressão do hospital, organizado, porém com equipamentos antigos. Sobre o novo hospital, declarou que continua mantendo entendimentos para avançar no projeto.
Pela manhã, os compromissos foram encerrados manhã terminou com visitas ao Centro de Assistência Psicossocial Álcool Drogas (CAPS – AD) e ao posto de saúde na localidade Alto dos Canutos.

À tarde, uma reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos apresentou a delegação alemã detalhes sobre o sistema de saúde de Picos. A explanação apresentada pela ex-secretária de saúde de Picos Tazmânia Gomes de Medeiros (Belê) mostrou detalhes da gestão plena em saúde executa no município de Picos e dados gerais sobre o sistema de saúde público existente na cidade.


Em seguida, Matthias Witt fez a apresentação geral do Unfallkrankenhaus Berlim – UKB, o Hospital de Traumas de Berlim, um dos mais conceituados institutos de alta complexidade na área de reabilitação no mundo.

Matthias Witt também falou a seus interlocutores sobre a iminência de uma parceria que o UKB e Governo do Estado estão firmando para estreitar ainda mais as relações de cooperação entre o Piauí e Alemanha. O convênio prevê, dentre alguns pontos, a especialização de profissionais de saúde piauienses na estrutura que o hospital oferece na Alemanha para atividades de intercâmbio.

Neste trabalho de cooperação, especialistas alemães também devem vir ao Piauí – onde o complexo policlínico de Picos é roteiro imprescindível, para temporadas de troca de experiências na saúde do estado. Outro ponto importante da parceria aponta para a viabilidade de aquisição de equipamentos de alta complexidade vindos da Alemanha para o estado. A parceria vislumbra ainda a firmação de convênios com diversas outras instituições do governo alemão, fortalecendo inúmeras possibilidades de cooperação técnica e financeira no campo da saúde pública no Piauí.

O governador Wellington Dias recebe Matthias Witt, Thomas Eggensperger e Uwe Weibrecht na tarde desta quarta-feira (02) no Palácio de Karnak, em Teresina, para tratarem da homologação deste acordo.

Nenhum comentário: