quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A equipe da ProBrasil encerrou a agenda de trabalho de ontem (31) em Picos (PI), conduzindo os técnicos da missão germânica ao complexo policlínico da cidade cujo trabalho é financiado desde o início pelo setor da associação que funciona na Alemanha. Uwe Weibrecht explicou que a visita tinha o objetivo de mostrar aos visitantes a situação atual do projeto para que eles possam ter uma dimensão real do avanço alcançado. O presidente da entidade fala que este entendimento das ações vai preparar os parceiros internacionais para as negociações que acontecerão nos próximos dias com o os gestores do Estado e município. Para Weibrecht este é o momento se chegar definitivamente a um cronograma da construção do novo complexo de saúde de Picos do qual a policlínica faz parte.

Thomas Eggelsperger, da ProBrasil na Alemanha e Mathias Witt, do Unfallkrankenhaus Berlin, estiveram no local, apreciaram o adiantado estado das obras, contudo, endossam a posição de Weibrecht, defendendo o urgente estabelecimento de uma agenda que possa dar mais celeridade ao trabalho. Eles estão no Piauí como resultado de acertos firmados durante visita a Alemanha feita pelo secretário estadual de Governo, Kléber Eulálio; prefeito de Picos, Gil Medeiros; professora Tazmânia Medeiros Belê e Uwe Weibrecht, em maio deste ano. Em visita ao UKB, a equipe piauiense recebeu de seus dirigentes o compromisso de enviar um integrante da diretoria para avaliar pessoalmente a maneira de como um dos mais conceituados hospitais do mundo pode cooperar com o sistema de saúde do Piauí, fato que explica a presença do Dr. Matthias Witt na delegação que se encontra no estado.


A ProBrasil é convicta de que as negociações decorrentes da visita técnica alemã vai resultar em uma meticulosa e resolutiva consultoria na criação do novo pólo de saúde em Picos e também vai consolidar mecanismos para um intercâmbio de profissionais na área médica e de enfermagem, além da viabilidade de aquisição de equipamentos para procedimentos de alta complexidade. Hoje (01) o grupo alemão vai discutir de forma mais sistemática todos estes pontos de vista com dirigentes municipais e estaduais, formadores de opinião e profissionais da área de saúde pública para poder discutir a realidade desta atividade na região e definir junto com eles o que deve ser encaminhado para o governador Wellington Dias na próxima quarta-feira, em Teresina. “A reunião na sede do governo piauiense deve ser direta e incisiva quanto à participação e ação concreta de cada ente que participa deste trabalho que requer urgência para a saúde de uma das mais densas populações regionais do estado”, finalizou o presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht.

Nenhum comentário: