sexta-feira, 4 de setembro de 2009


A missão alemã e a ProBrasil conheceram nesta quinta-feira (03), o trabalho realizado pelo complexo de Saúde e Educação Daniele Dias, formado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e pelo Centro de Educação Especial (Cies). A secretária Rejane Dias recebeu Mathias Witt, Thomas Eggensperger, Uwe Weibrecht, o Coordenador de Reações Internacionais do Governo do Estado, Sérgio Vilela, o diretor de descentralização hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, Telmo Mesquita, e a pedagoga picoense Tazmânia Medeiros, apresentando-lhes o trabalho que o Piauí vem realizando pela inclusão da pessoa com deficiência.

A equipe estuda junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Assuntos Internacionais, um modelo de cooperação médico hospitalar entre a ProBrasil e governos do Piauí e República Federal da Alemanha onde o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB) seria o primeiro trabalho executado em parceria. No âmbito do executivo estadual, a ação é coordenada pelos secretários Assis Carvalho (Saúde) e Sérgio Vilela (Relações Internacionais).

“Pretendemos assinar um acordo de capacitação para mandar gente daqui para a Alemanha”, diz o presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, acrescentando que o motivo da visita é conhecer a realidade do sistema de saúde pública do Piauí. A delegação alemã também visitou as instalações do Hospital Getúlio Vargas na companhia de Sérgio Vilela e do diretor de descentralização hospitalar da Secretaria de Saúde, Telmo Mesquita.

A secretária Rejane Dias, visa a realização de uma parceria para intercâmbio que contemple a área da saúde, em especial a de reabilitação física, que é o foco do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). De acordo com o médico Francisco Alencar, superintendente do Ceir, a Alemanha é um dos países que mais tem avanços no quesito reabilitação, inclusive o material médico produzido no país é de primeira linha.
Ao apresentar o Centro de Reabilitação do Complexo de Saúde e Educação Daniele Dias, a secretária Rejane Dias enfatizou que o Ceir foi planejado em quatro etapas: primeira, o Ceir, depois a oficina ortopédica, inaugurada há 4 meses e que já produz por mês 200 peças, o próximo passo será a instalação do Centro de Diagnóstico que será construído ainda neste ano, seguida da construção de uma unidade hospitalar.

Nenhum comentário: