segunda-feira, 28 de junho de 2010

MOSTRA CULTURAL SALVE ASPAJA


A Associação Santuario Sagrado Pai João de Aruanda (ASPAJA) representante das comunidades tradicionais do Piauí, promoveu durante os dias 25 a 27 desse mês a Mostra Cultural Salve ASPAJA no bairro Santa Maria da Codipi. O evento contou com exposições artisticas, shows musicais, apresentaçoes teatrais, vendas de comidas tipicas e ainda apresentações nacionais como o Da Gama do Cidade Negra.

O projeto de mobilização social que surgiu da necessidade de aquisição e manutenção do espaço sede da associação, uma vez que este se encontra em estado de negociação de aquicisão, pretendendo com essas ações arrecadar verbas para a quitação de um terreno que abrigará o Complexo Cultural Santa Maria para a garantia, a manutenção e o desenvolvimento dos projetos socias que desenvolve.

O evento contou com o apoio da Associação ProBrasil, que possui a missão de promover a inclusão social e a cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção da saúde e de programas de geração de renda. Para o presidente da ProBrasil Uwe Weibrecht projeto mostra o esforço e união da comunidade para a criação desse complexo, além de ser uma forma de resgatar a cultura local.

terça-feira, 22 de junho de 2010

ProBrasil se destaca por trabalhos voluntários no Piauí


Com a missão de promover a inclusão social e a cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção da saúde e de programas de geração de renda, a Associação ProBrasil foi fundada há dez anos em nosso país. A ProBrasil é uma organização sem fins lucrativos que vem criando e apoiando projetos e ações necessárias ao desenvolvimento humano e social de pessoas que vivem em condições de alta vulnerabilidade social.

Com o suporte indispensável dos voluntários nas áreas em que atua, a ProBrasil já contabiliza conquistas importantes desde a sua fundação, a primeira conquista no Piauí foi o à doação de equipamentos para a Clínica de Dermatologia do Hospital Getulio Vargas (HGV), que em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, reformaram, ampliaram e aparelharam a clínica, que foi reinaugurada em outubro de 2008, depois de passar por uma série de melhorias em sua estrutura, fazendo dobrar o número de atendimentos realizados.

O segundo grande projeto da ProBrasil foi a construção da sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Gameleira dos Rodrigues no município de Picos, seguido pelo projeto da Policlínica que foi construída com recursos e doações da Alemanha, e tem como propósito oferecer serviços de diagnóstico de qualidade para atender a população de 60 municípios que juntos totalizam cerca de 500 mil pessoas, que necessitam de atendimento especializado nas mais diversas área saúde, tanto no que se refere à prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades.

A ProBrasil também vem desenvolvendo trabalho na região do município de Cocal (PI), atingido pelo rompimento da barragem Algodões I, que deixou centenas de desabrigados. No projeto em prol da região, a ProBrasil está finalizando a construção de uma Casa de Farinha, de fundamental importância na geração de renda para as famílias do povoado Boíba em Cocal. O projeto conta com o apoio das lideranças das comunidades de Frecheira de São Pedro, Angico Branco e Boíba, que deverão retornar em breve uma das atividades mais difundidas da região.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Policlínica de Picos é cedida ao Governo do Piauí


Aconteceu neste último sábado (12.06), por volta das 11h, a entrega do prédio da Policlínica de Picos para o Governo do Estado do Piauí. Após o período de um ano de obras, a Associação ProBrasil, em parceria com a Prefeitura de Picos, entregou as instalações do prédio onde funcionará um hospital que atenderá as necessidades mais imediatas da região no que diz respeito aos diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças.

Além do presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, compareceram ao evento vários representantes do município de Picos e do Governo do Estado do Piauí. Dentre as autoridades presentes estavam o deputado federal José Maia Filho, o Mainha (DEM-PI); Keila Martins, procuradora do Estado do Piauí e representante do secretário estadual de saúde, Dr. Telmo Mesquita; Tazmânia Gomes de Medeiros, a Belê, ex-secretária municipal de saúde de Picos; além de Aguimar Martins Peixoto, procurador-geral do município de Picos e representante do prefeito Gil Paraibano (PMDB).

Para Tazmânia Gomes, a Belê, a concretização da parceria entre ProBrasil, Prefeitura de Picos e Governo do Estado do Piauí é um marco na saúde do município. “Essa policlínica tem um valor imensurável. Embora Picos seja uma cidade pólo, e que tenha muitos prestadores no que diz respeito aos serviços de saúde, nós ainda temos uma demanda reprimida que nos angustia. O município sofre com isso, nós vemos diariamente as pessoas precisando de serviço e não conseguem atendimento. Logo, além de ser um centro de referencia de diagnósticos, a Policlínica será uma porta de entrada do ambulatório para a população que é usuária do SUS”.

Já o deputado federal Mainha ressaltou a importância da criação de uma Policlínica na região. O parlamentar citou, inclusive, uma experiência ocorrida na sua própria família. “Eu estou aqui para agradecer e reconhecer o trabalho que a Fundação ProBrasil tem feito pela cidade de Picos. Sempre que viajo, quando estou na entrada de Santa Cruz dos Milagres, eu rezo um pai nosso em virtude de uma promessa que eu tenho há mais de dez anos. Uma vez minha mãe sofreu um acidente e ficou entre a vida e a morte. Ela teve de sair de Picos de avião, sua pressão baixou muito e muitos pensavam que ela não chegaria a Teresina. E se fosse uma pessoa que não pudesse fretar um avião na época? Certamente ela teria falecido aqui na cidade de Picos. Logo, eu espero que esta policlínica preste grandes serviços aos cidadãos de toda a região que engloba a macrorregião de Picos”.

Uwe Weibrecht, presidente da Associação ProBrasil, ressaltou as parcerias e intercâmbios que o processo de instalação da Policlínica trouxe para o Piauí. “Conseguimos convencer um dos melhores hospitais da Alemanha, o Hospital de Traumas de Berlim, para ser parceiro deste projeto. Eles têm um centro acadêmico e estão dispostos a receber estudantes e médicos do Piauí para especializações. E essa medida agrega valor à nossa iniciativa. No Brasil, conseguimos uma parceria muito importante com o Hospital Oswaldo Cruz, que até hoje apóia esse projeto mediante uma consultoria”. No final, Uwe reafirmou o compromisso da Associação ProBrasil com o estado do Piauí: “A ProBrasil continua como parceira. Nós continuaremos captando contatos, e vamos complementar nossos projetos aqui”, finaliza.

Após o pronunciamento das autoridades, as pessoas presentes à cerimônia foram convidas a conhecer as instalações que abrigarão a Policlínica de Picos. Além das instalações internas, o canteiro de obras foi todo percorrido

Policlínica de Picos: instalações modernas a serviço da população piauiense

A Policlínica da cidade de Picos foi construída com recursos captados através da Associação ProBrasil. A área hoje ocupada pelas instalações do hospital corresponde a 1.1690,50 m². Além de melhorar o atendimento do SUS na macrorregião de Picos – que possui 60 municípios e uma população estipulada em 500 mil habitantes -, a iniciativa visa aumentar a oferta de procedimentos como a mamografia e a tomografia.

Além da instalação da Policlínica de Picos, a Associação ProBrasil mantém outras iniciativas que visam à melhoria das condições de vida no estado do Piauí. Dentre as quais estão a implantação da Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas e a criação de uma Casa de Farinha no município de Cocal.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Associação ProBrasil entrega prédio da Policlínica ao governo do Estado do Piauí


A Associação ProBrasil, juntamente com o prefeito de Picos, Gil Medeiros, cessão, nesse sábado (12/06), a partir das 10h, o prédio onde funciona a Policlínica para o Governo do Estado do Piauí, que já está funcionando administrativamente e organizacionalmente. O evento será realizado no prédio onde funciona a Policlínica e contará com a presença de autoridades locais, estaduais e do presidente da associação Uwe Weibrecht.

A obra, que iniciou no mês de novembro de 2008, sendo finalizada em novembro de 2009, seguiu dentro prazo estabelecido, ocupando hoje uma área total construída de 1.169,50 m². A Policlínica foi construída com recursos e doações da Alemanha, através da ProBrasil. O empreendimento tem como objetivo oferecer serviços de saúde para atender 60 municípios, com cerca de 500 mil habitantes, que compõem a macrorregião de Picos, a segunda maior do Piauí, com diagnósticos de qualidade para aqueles que necessitam de atendimento especializado nas mais diversas áreas saúde, tanto no que se refere à prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades.

Através da Policlínica, o SUS poderá melhorar o atendimento na região de Picos, bem como aumentar oferta de procedimentos de diagnóstico como tomografia e mamografia. O prédio da Policlínica foi construído pela ProBrasil, organização não governamental e o terreno, que hoje abriga o empreendimento, foi doado pela Prefeitura Municipal de Picos. O Governo do Estado, através da Secretária de Saúde, deverá realizar o processo de licitação para a compra de móveis e equipamentos para total funcionamento do projeto.