sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Município de Cocal ganha Casa de Farinha

O município de Cocal, com população estimada em 27 mil habitantes, está localizado a 280 quilômetros ao norte de Teresina, capital do Piauí. O município se caracteriza por ter a mandioca como cultura mais difundida na região, sendo fundamental para os programas de agricultura familiar.

Com objetivo de aproveitar esse potencial, a Associação ProBrasil juntamente com lideranças das comunidades de Frecheira de São Pedro, Angico Branco e Boíba, elaboraram um projeto de construção de uma Casa de Farinha. O projeto se justifica por seu caráter emergencial, pois a produção de farinha é responsável pela subsistência de centenas de famílias, cuja economia doméstica está relacionada a toda sua cadeia produtiva, desde a plantação até o comércio do produto.

A região de Cocal ainda passa por dificuldade, pois devido às fortes chuvas que caíram no Nordeste, o nível do rio Pirangi, que abastece a Barragem de Algodões I, se elevou consideravelmente. No dia 27 de maio deste ano, a barragem se rompeu provocando a destruição de 451 casas nas áreas rurais do município de Cocal e Buriti dos Lopes. Consequentemente, as águas varreram diversos hectares de plantações da raiz de mandioca e também destruíram dezenas de Casas de Farinha.

O projeto beneficiará cerca de 100 (cem) famílias das comunidades Boíba, Dom Bosco e Angico Branco (atendendo aproximadamente 500 pessoas direta e indiretamente).

É importante destacar que a mão-de-obra será contratada na região de Cocal, gerando renda e criando ocupação voltada para a reconstrução da região. Desta forma se garante uma participação significativa das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem na realização da Casa de Farinha. O projeto é piloto, podendo ser estendido para outras regiões.

Devido o rompimento da barragem, a Associação Probrasil se manifestou em beneficiar a população de Cocal, fazendo uma doação de 450 cestas básicas natalinas, que será entregue no dia 20 de dezembro de 2009, pelo Presidente da Associação Probrasil, Sr. Uwe Weibrecht, durante o Evento Cultural de Cocal.

Nenhum comentário: