quinta-feira, 16 de julho de 2009

Picos articula parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Os dois novos centros de saúde de Picos devem ganhar importantes reforços em suas respectivas implantações. Trata-se da Policlínica Especilizada (PEP) e do novo Hospital de Picos. A primeira, em fase de conclusão, está prevista para ser inaugurada em setembro. A Policlínica de Picos é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, ONG ProBrasil e Governo do Estado. Uma das idealizadoras do projeto e ex-secretária de saúde de Picos Tazmânia Gomes de Medeiros (Belê) se reuniu em São Paulo com equipes médicas e administrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz HOAC, importante instituição de saúde do Estado de São Paulo apta a tratar pacientes em diversas especialidades.

Além de Tazmânia Medeiros, participou do encontro também o presidente da ONG ProBrasil, Uwe Weibrecht. Na pauta da reunião eles articularam parcerias junto ao Hospital Oswaldo Cruz no que diz respeito à troca de experiências, através de treinamento para os profissionais de saúde que irão atuar na PEP e no novo Hospital de Picos.

O encontro contou com as presenças do presidente do conselho administrativo do HAOC Karlheinz Pohlmann, José Henrique do Prado Fay, Superintendente Executivo do HAOC, além de Carlos Rauscher, integrante do conselho, bem como demais profissionais de áreas clínicas e administrativas do hospital. Sobre os resultados, Belê avaliou de maneira positiva o primeiro contato com a instituição. “Eu fiquei surpresa, foi muito além da nossa expectativa e vejo que temos condições absolutas de estabelecer essa parceria com o Hospital Alemão que já demonstrou interesse em fazer parte do projeto”, confirmou Belê dizendo já ter comunicado também o governo do Estado, outro parceiro no projeto.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi fundado em 26 de setembro de 1897 com o objetivo de constituir uma instituição de saúde que atendesse integrantes da colônia alemã e a população em geral, como forma de retribuição pelo acolhimento que receberam quando desembarcaram no Brasil. Hoje o completo do hospital funciona no bairro do Paraíso, em São Paulo (SP).

http://www.riachaonet.com.br/materia.php?id=11908

Nenhum comentário: