sexta-feira, 2 de maio de 2008

PROBRASIL ESTENDE SEUS PROJETOS PARA O PIAUÍ

Há mais de dois anos, a ONG Pro Brasil, na pessoa do seu presidente, Sr. Uwe Weibrecht, vem trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, município do Estado do Piauí, no planejamento e mobilização para a viabilização do projeto da Policlínica naquela região.

A macrorregião de Picos é a segunda maior regional do Piauí, portanto, o projeto de implementação da Policlínica será de grande importância por objetivar o oferecimento de serviços de saúde para atender a necessidade dos 60 municípios e cerca de 443 mil habitantes que dependem dos serviços da macrorregião.

A fim de apresentar o projeto para algumas autoridades presentes, além de se deliberar alguns encaminhamentos, no último sábado(26/04), foi realizado no Hospital Regional Justino Luz, uma reunião no Hospital Regional Justino Luz. Estiveram presentes o secretário de saúde do Estado do Piauí/SESAPI, Assis Carvalho, o odontólogo José Maria de Macêdo da coordenação de regulação controle e auditoria do SUS/SESAPI, o médico Pascoal Gomes da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, o diretor administrativo e financeiro do Hospital Regional Justino Luz, José Venâncio de Sousa, a professora Oneide Rocha, o presidente da ONG Pro Brasil, Uwe Weibrecht, além de outras autoridades. Com a viabilização do projeto, o SUS, por meio da Policlínica poderá atender a demanda na cidade de Picos, acabando o transtorno e diminuindo a distância entre a cidade de origem do paciente para o atendimento nos serviços de saúde que em sua maioria é oferecido apenas pelos estabelecimentos privados.

DELIBERAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS

O secretário de saúde do Estado, Assis Carvalho demonstrou interesse e reconheceu a importância do projeto para desafogar a regional de Teresina, colocando que uma das metas do Estado é descentralizar os serviços para que os mesmos sejam oferecidos com qualidade e possam suprir as demandas existentes em cada regional e disse que através do Estado será um dos parceiros na implantação e funcionamento da Policlínica.

O projeto contará com o empenho do deputado federal Paes Landim que já garantiu, junto ao Governo Federal, emenda parlamentar para garantir a estruturação com equipamentos e recursos para o funcionamento, ampliando os serviços do SUS e melhorando a operacionalização dos atendimentos.

O coordenador de serviços assistenciais de saúde do município de Picos, Pascoal Gomes destacou que, embora em alguns municípios o SUS ofereça esses serviços, a carência da cidade de Picos é muito grande, devido à grande quantidade de usuários que procuram os serviços de saúde na mesma.
O presidente da ONG Pro Brasil, Uwe Weibrecht disse que está otimista com as discussões em torno da viabilização da Policlínica, pois a intenção é que a saúde tenha sustentabilidade e possa funcionar para beneficiar os usuários mais carentes do SUS da macrorregião de Picos. A ProBrasil vai aportar recursos para a construção e aquisição de parte de equipamentos e projetos estruturais, em parceria com outros órgãos.


Fonte:

Nenhum comentário: