quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Piauienses assim contrato com hospital UKB


Os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí agora terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e trabalhar com equipamentos de alta tecnologia. Isso se deve a parceria realizada entre a Associação ProBrasil, a SESAPI, o Hospital de Traumas de Berlim (UKB) e a UFPI, que irá proporcionar um intercambio entre os dois países. O protocolo de intenções entre as instituições foi assinado em Berlim e contrato deverá ser assinado ainda no primeiro semestre de 2011.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Piauienses em Berlim


A delegação piauiense na Alemanha organizada pela ProBrasil, que tem como vice-presidente, Uwe Weibrecht e liderada pelo reitor da UFPI, Luiz Junior, e pelo Dr. Gerardo Vasconcelos (SESAPI) foi recebida pelo chefe do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), o Prof. Dr. Axel Ekkernkamp.

Os piauienses e representantes da ProBrasil participaram de uma reunião com o Chefe do departamento internacional do Ministério Federal de Educação, Dr. Matthias Frattini e com o chefe do departamento Educação e Pesquisa do Serviço de intercâmbio acadêmico (DAAD) da Alemanha para discutir uma intensificação da cooperação piauiense-alemã.

Na noite dessa quinta-feira (13) será oferecido um jantar aos piauienses, onde será feita a assinatura do contrato de cooperação entre a UFPI, o Hospital UKB, a SESAPI e a ProBrasil para intercâmbio entre médicos piauienses e alemães. Os médicos Raimundo Junior e Edilson Carvalho, membros da delegação, permanecerão em Berlim, inclusive, por mais 30 dias para troca de conhecimento com colegas de profissão alemães.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Associação ProBrasil leva médicos piauienses para Berlim


A Associação ProBrasil, presidida pelo alemão Uwe Weibrecht, levará nesse sábado (08) cinco representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para conhecer o Hospital de Traumas de Berlim, UKB, onde deverão passar cerca de um mês no país. O objetivo da viagem é discutir o convênio de intercâmbio entre médicos piauienses e alemães, que irá possibilitar o intercâmbio cultural e intelectual entre os profissionais, que terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Para o presidente da Associação ProBrasil Uwe Weibrecht essa parceria é o reconhecimento de que a ProBrasil e seus parceiros ajudam a criar pontes de amizade entre nações e continentes “.”Nosso objetivo é contribuir também para motivar o trabalho de outras instituições - além da nossa – na busca constante de ajudar a construir um futuro melhor”, explica Uwe.

Os componentes da comitiva da UFPI que irão para Berlim são:
Profº.Drº. Luíz de Sousa Santos Junior - Reitor/UFPI
Profº.Drº. Edilson Carvalho de Sousa Junior - Diretor do Hospital Universitário/UFPI
Profª.Drª Semiramis Jamil Hadad do Monte - Coordª. do LIB/UFPI
Profº Ms. Raimundo José Araújo Junior - Chefe do Serviço de Cirurgia HU/UFPI
Profª Drª. Érica Rodrigues Fontes - Assessora de assuntos internacionais/UFPI

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Guarda compartilhada nas férias escolares


Com a chegada das férias escolares não basta apenas presentes para as crianças, os pais divorciados querem a presença dos filhos nas comemorações em família, sendo frequente escutar as dificuldades das crianças e jovens filhos de pais separados, bem como dos pais e mães que por vias dos desencontros são obrigados a reformular o modo como habitualmente usavam este tempo de pausa.

Segundo o especialista em Direito de Família, Josino Ribeiro Neto, com a guarda compartilhada ficou mais fácil a divisão em épocas como essa, onde os pais se alternam para dar assistência aos filhos. Na lei, o casal divide as responsabilidades, decide junto todas as questões que envolvem os filhos, responde igualmente pela criança e participa da vida e do desenvolvimento dos filhos.

Josino Ribeiro explica que uma vantagem da guarda compartilhada é o fim das divergências sobre a regulamentação de visitas e da ausência daquele pai ou mãe que não tem a guarda, já que são mais flexíveis os horários de visita e os períodos de férias. Impede ainda que a criança permaneça por um tempo em cada casa e que a autoridade parental dependa de estar ou com o pai ou com a mãe, como acontece na guarda alternada, cujas constantes mudanças geram instabilidade emocional e psíquica à criança.

Porém, a guarda tem que atender aos interesses dos filhos e não só dos pais. Isso significa que a pergunta a ser feita é: Para quem será melhor a adoção da guarda compartilhada? Se a resposta for para os pais e não para os filhos, é melhor que se opte pela guarda unilateral. Ou seja, se for evidente a incapacidade dos pais superarem os rancores conjugais, se comprovadamente não ostentarem habilidade em cooperar na tomada de decisões sobre a criança e se mostrarem incapazes de estabelecer uma convivência civilizada e respeitosa, é certo o insucesso da guarda compartilhada.