segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dia da Amazônia - 05 de setembro


A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.

A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.

Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossustentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinquenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.

A seringueira é uma das espécies vegetais mais importantes da região, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.

Várias espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.

Fonte: http://www.preservemt.com.br/?pg=artigos&cod=30

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CRAS de Parelheiros recebe alunos da ProBrasil


A inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Parelheiros, contou com a presença de funcionários e alunos do Programa Ação Família da Associação ProBrasil. Na oportunidade, as alunas da ProBrasil da oficina de cachecol, realizaram uma homenagem a vice-prefeita e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antônio, com um cachecol exclusivo, confeccionado pelas alunas.

Durante o evento também foi apresentado ao prefeito, Gilberto Kassab, um CD com as atividades desenvolvidas pela Associação ProBrasil, que destacou a importância das atividades para os moradores da região, que atualmente trabalha com crianças, jovens, adultos e idosos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ProBrasil no Twitter


Agora todos os voluntários e interessados em conhecer mais sobre as atividades da Associação ProBrasil, podem seguir o twitter assoc_probrasil ou o facebook da instituição. Através dessas redes sociais, será possível acompanhar os cursos oferecidos, doações e os programas que são desenvolvido pela ProBrasil a nível local e nacional.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cursos de bijuteria e cabeleireiro são bastante procurados na Associação Probrasil


A Associação ProBrasil procura sempre desenvolver atividades que possam melhorar a qualidade de vida do próximo, um grande exemplo do trabalho contínuo da associação são as oficinas de bijuterias e cabeleireiro, que através dessas atividades, levam aos moradores de Parelheiros (SP) a buscarem novos objetivos.

Atualmente, a ProBrasil vem desenvolvendo a oficina de bijuteria, que ensina as alunas a criar colares, brincos e anéis de modelos variados e modernos, sendo realmente o caminho certo para o sucesso. Na oficina as alunas podem trocar experiências, modelos de bijuterias e ainda se divertirem com cada detalhe que aprendem, sendo também uma ótima terapia para o cotidiano.

Outro curso bastante procurado na Associação é o curso de cabeleireiro, que atualmente formou sua nova turma. Os novos cabeleireiros da região de Parelheiros já podem abrir seus salões e mostrarem todo o seu potencial. Durante a formatura, os alunos mostraram toda a emoção de possuir uma formação. A atividade é realizada através do Programa Ação Família.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Carinho e emoção marcam atividades da Associação ProBrasil


A quinta-feira (30/07) foi bastante animada na Associação ProBrasil. O dia começou com muita brincadeira, onde a criançada pode desenhar e pintar cartazes em homenagem ao dia dos pais, afinal, quem disse que por de trás daquela aparência séria de cada pai não tem um coração moleque querendo brincar? Foi pensando nisso que os pequenos resolveram homenagear seus pais com belos desenhos esse domingo (08/08), os desenhos prometem emocionar qualquer coração.



Mas o dia não ficou por aí, logo depois foi realizada, em Vargem Grande, a formatura do Curso de Chinelos, realizado pela ProBrasil, através do Programa Ação Família. O Curso ensinou as alunas a transformar chinelos e sandálias em modelos lindos e modernos, sendo realmente o caminho certo para o sucesso. A rentabilidade nesse ramo é bastante alta e isto proporciona uma excelente margem de lucro.