segunda-feira, 26 de abril de 2010

CINEMA GRATUITO


A criançada da Associação ProBrasil começará o mês de maio com o pé direito. O projeto Cinema Gratuito levará os pequenos, no dia 08 de maio, para assistir aos filmes: “Kiriku e a feiticeira” e “Piaf, um hino de amor”. O primeiro filme conta a história de Kiriku, garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia com a maldição da cruel feiticeira Karaba, que secou as fontes de água e sequestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. A história é baseada em uma lenda da África Ocidental.

Em “Piaf, um hino de amor”, é contada a vida de Edith Piaf, uma mulher que é exemplo de coragem e superação. Abandonada pela mãe, ela foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde, viveu com o pai alcoólatra e o abandonou aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, foi descoberta por um dono de boate e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Altos e baixos da voz que marcou gerações.

Esse projeto tem foco na cultura e é voltado para o público infanto-juvenil, tendo como objetivo dar oportunidade as crianças que não têm acesso à cultura de ter maior contato com a arte e o conhecimento por meio do lazer.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ASSOCIAÇÃO PROBRASIL LEVA PROJETO PARA COCAL


O município de Cocal em Teresina (PI) se caracteriza por ter a mandioca como à cultura mais difundida na região, sendo fundamental para os programas de agricultura familiar. Devido às fortes chuvas que caíram no Nordeste, o nível do rio Pirangi que abastece a Barragem de Algodões I se elevou consideravelmente. No dia 27 de maio a barragem se rompeu provocando a destruição de 451 casas nas áreas rurais do município de Cocal e Buriti dos Lopes. Conseqüentemente, as águas varreram diversos hectares de plantações da raiz de mandioca e também destruíram dezenas de Casas de Farinha.

Tentando ajudar a população local a Associação ProBrasil juntamente com lideranças das comunidades de Frecheira de São Pedro, Angico Branco e Boíba elaboraram o projeto da construção de uma Casa de Farinha, a construção já está em avançado estágio e, a data de entrega é prevista para a primeira semana do mês de junho.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PROMOVENDO CULTURA


A Associação ProBrasil em parceria com o Itaú Cultural da cidade de São Paulo, levou as crianças do Projeto Interagindo com o Saber à Exposição do artista Helio Oiticica. Trazendo como tema “Hélio Oiticica - Museu é o Mundo” a exposição abre com uma série de ações e atividades imperdíveis.

O Artista que é reconhecido mundialmente pelas suas obras, era consciente do próprio trabalho. Oiticica deixou um extenso legado não só pelas muitas obras referenciais, mas também por sua visão incomum sobre o papel do artista. São aproximadamente 117 obras, bastante contemporâneas e atuais em suas propostas que são exibidas na exposição, algumas delas espalhadas por parques e espaços da cidade de São Paulo.

Mas as atividades da Associação ProBrasil não param por aí. Cerca de 27 adolescentes que residem no bairro Vargem Grande e participam do Programa Ação Família ProBrasil, também conheceram um dos maiores pontos turísticos da capital, o Museu do Relógio. O museu reúne um acervo com mais de 700 relógios de várias épocas, tamanhos e procedências, alguns bem inusitados como por exemplo o Relógio esqueleto, o Relógio de sol, o relógio maluco, o relógio flor e o Relógio misterioso.

A Associação ProBrasil cada vez mais buscar propiciar a visita de crianças a projetos culturais, dando para crianças e jovens, a oportunidade de crescer culturalmente para a construção de um futuro mais digno.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ESTUDANTES DE SÃO PAULO VISITAM A REGIÃO DE PICOS


O município de Picos recepcionará, no segundo semestre de 2010, os alunos do colégio Magister, do Estado de São Paulo. Os estudantes, que virão pela primeira vez ao Piauí, fazem parte do Projeto “Geografia Literária”, uma parceria entre os professores de Geografia e Literatura da instituição com a Associação ProBrasil. Os acadêmicos do 3° ano do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Estado e principalmente sobre o município, possibilitando aos mesmos dialogar com as diversas realidades brasileiras, sobretudo ampliar seus olhares sobre o Brasil e o Nordeste.

A Associação ProBrasil acredita que esse intercâmbio de estudantes pode trazer benefícios para a região, já que os alunos farão um estudo do meio, tendo a oportunidade de conhecerem pontos históricos, museus, comunidades locais e participarem de oficinas com alunos de rede pública de Picos, onde será possível a troca experiências entre as realidades de ambos os grupos, que é o principal objetivo do Projeto Geografia Literária.

Esse projeto mostra que a Associação ProBrasil vem desenvolvendo trabalhos com atitude e boa vontade, ajudando no desenvolvimento da macroregião de Picos, sendo essa uma oportunidade para que os alunos da região façam novas amizades e que futuramente possam viajar para a cidade de São Paulo, que é a maior cidade da America Latina.