terça-feira, 16 de junho de 2009

Governador do Piauí recebe representantes de Picos para tratar sobre ajuda aos desabrigados

Texto: Renan Nunes/Secom Picos


A ex-secretária de saúde de Picos e coordenadora da equipe de ajuda humanitária que atuou em Cocal Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira (Bêle) e o presidente da organização Pro Brasil Uwe Weibrecht foram recebidos em audiência pelo governador do Estado Wellington Dias na última segunda-feira (09), no Palácio de Karnak em Teresina.

Na pauta do encontro, os representantes de Picos foram dar conhecimento ao governador sobre o trabalho que equipes do município desempenharam junto às famílias atingidas em Cocal da Estação.

A proposta ainda foi mostrar ao gestor estadual, alternativas que podem ajudar significantemente no auxilio as famílias atingidas e que perderam tudo, depois do rompimento da barragem Algodões I no município de Cocal, do dia 27 de maio.

No encontro, foram apresentados ao governador registros fotográficos feitos em algumas comunidades rurais de Cocal que mostram a devastação provocada pela enxurrada. São casas totalmente destruídas, povoados que ficam aos escombros e muitos relatos de moradores que perderam tudo e por pouco não perderam a vida quando a água chegou a esses locais.

O presidente da Pro Brasil sugeriu a constituição de um fundo habitacional, destinado à reconstrução de casas para quem perdeu suas residência. Em sistema de parceria, a organização juntamente ao Estado e outras instituição alocariam recursos para ajudar famílias desabrigadas.

SOS COCAL

No dia 04/06 a Associação ProBrasil acompanhou durante uma semana a Comitiva composta por uma equipe multiprofissional, que a Prefeitura Municipal de Picos enviou para Cocal , município piauiense que foi arrasado pelas águas oriundas do rompimento da Barragem dos Algodões I.

A ProBrasil em acordo com seu objetivo de apoiar programas necessários ao desenvolvimento humano e social das comunidades populares, se engajou no movimento de ajuda às vítimas da tragédia. Assim, o presidente da ProBrasil, Sr. Uwe Weibrecht, foi se certificar in loco da dimensão da devastação que as águas causaram em Cocal.

A fim de prestar ajuda no atendimento às famílias que foram atingidas pela tragédia, a Associação ProBrasil efeutou doação ao Fundo Emergencial de socorro à população do município. E ainda disponibiliza conta para que entidades, empresas e sociedade em geral se solidarizem com a população vitimada pela tragédia.

SOS COCAL
BANCO DO BRASIL
AG. 1504-0
CC 3000-7

Colabore.