terça-feira, 29 de abril de 2008

FAMÍLIA BRASILEIRA FORTALECIDA


Através da Família Brasileira Fortalecida feito em parceria com a UNICEF e com o Poder Público, os Agentes de Proteção Social podem orientar as famílias sobre as diferentes estratégias para melhorar as competências familiares utilizando-se de um kit de livros. E neste mês de abril uma nova idéia entrou em ação: convidaras famílias que já receberam orientação sobre a Gestação (1º Álbum) a participar de uma Peça de Teatro "Ação Fortalecida" (28/04) montada pelos Agentes de Proteção Social do CRAF ProBrasil, com base no 1º Album do kit Família Brasileira Fortalecida. o resultado foi ótimo, e por isso no mês seguinte a Peça de Teatro será novamente passada para os outros grupos do Programa Ação Família.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ATIVIDADE SOCIAL DO MAGISTER

No sábado, dia 26/04, o Colégio Magister realizou mais uma atividade social na ProBrasil, com as crianças do bairro Jardim dos Álamos.


A atividade foi coordenada por Carlos Enrique, e teve a participação de voluntários do Grupo Magister, entre alunos/as e professores/as.


quinta-feira, 24 de abril de 2008

COORDENADORA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL VISITA VARGEM GRANDE

A Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Sra. Roberta Cappellano, visitou hoje, dia 24/04, juntamente com os profissionais do Programa Ação Família - CRAF ProBrasil, o bairro Vargem Grande, na ocasião da realização de um reunião Sócio-Educativa, onde foi ministrada uma palestra sobre "Combate a Dengue".

quarta-feira, 23 de abril de 2008

AÇÃO INTEGRADA DA CIDADANIA


Hoje, dia 23 de abril, ocorreu na Escola Prof. Hilton Reis Santos, bairro Embura, o Ação da Cidadania. O evento é um projeto em parceria com o 27º Batalhão BPMM, representado pelo Sargento Nascimento, Escola Prof. Hilton Reis Santos, representado pela Diretora Maria Teresa, e Instituto Capivari Filhos da Terra.


O CRAf ProBrasil, representadas pelas APSs, Evanilda Maria, Cleide Sampaio, Rosimari Ferreira e Viviane Regina, participou com uma Oficina de Pintura de Rosto, antendendo cerca de 150 crianças. A programação contava ainda com atendimento de aferição de pressão arterial, controle de diabetes, exames ginecológicos, exame papanicolau, oftalmológico, dentário, agendamento de ultrasonografia, corte de cabelo, emissão de RG, 2ª via de certidão de nascimento, assistência jurídica, palestras sobre violência contra a mulher, violência infantil, dengue, cidadania, desenvolvimento sustentável e ecoturismo na região.


O intuito desse evento é aproximar a comunidade com os órgãos estatais, principalmente com a Polícia Militar e terminará amanhã, dia 24 a de abril.

terça-feira, 22 de abril de 2008

ONG BANCO DE ALIMENTOS REALIZA ESTUDO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO

Cerca de 20 pessoas, entre crianças e adolescentes, institucionalizados na Associação ProBrasil, estiveram presentes nesta terça-feria, 22/04, na sede da ProBrasil para participarem do estudo do Perfil Antropométrico realizado pela ONG Banco de Alimentos e estagiários de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul.


Samira Barcellos, Aline Rissatto Teixeira e Tatiana H. Yogi - Nutricionistas

As estagiárias de nutrição Samira Barcellos e Tatiana H. Yogi mediram, pesaram e verificaram a composição corporal das crianças e adolescentes. Esta avaliação auxiliará na definição de um diagnóstico referente ao estado nutricional dos atendidos.




De acordo com Aline Rissatto Teixeira, Nutricionista da ONG Banco de Alimentos, o objetivo desse estudo antropométrico é determinar o diagnóstico nutricional das crianças e adolescentes do bairro, ou seja, essas informações servirão de base para implantar ações de educação nutricional, além de melhorias no serviço oferecido, promovendo a otimização da qualidade de vida.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

VISITA À ALDEIA INDÍGENA DE BARRAGEM

Organizado pelo Centro de Cidadania da Mulher - CCM, e com apoio da SubPrefeitura de Parelheiros, no dia 18 de abril foi realizado um passeio às Aldeias Indígena da região do Barragem, localizado em Parelheiros, com algumas pessoas que frequentam o CCM, bem como alguns convidados de outras Associações, que foi o caso da ProBrasil, onde teve a presença da Psicóloga Andressa Domingues e o APS Onésimo Ribeiro, do CRAF ProBrasil, para registro de todo o passeio.

Fotos por Andressa Domingues











19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO

De novembro de 1999 a fevereiro de 2002, a Associação ProBrasil, ainda com o nome Associação Martim de Lima, desenvolveu um projeto de saúde na Aldeia Krukutu, onde havia um alto índice de mortalidade infantil. Teve parceria com a empresa Furnas Centrais Elétricas, que construiu, por intermédio da Associação uma Unidade Básica de Saúde na aldeia.


No Distrito de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, existem duas aldeias indígenas: Aldeia Tenondé Porã – Morro da Saudade com uma população de cerca de 500 indígenas e Aldeia Krukutu – Distrito de Parelheiros – com cerca de 160 indígenas, que preservam língua, cultura e religião.

Atualmente, a situação dessas duas aldeias não é muito diferente da de muitas tribos indígenas brasileiras. Os problemas enfrentados por eles são inúmeros, como a questão das terras, que ainda está em fase de demarcação ou homologação; das áreas indígenas estão sendo invadidas; da dificuldade de acesso à saúde e à educação etc.

As aldeias de Parelheiros estão sobrevivendo da renda incerta obtida com produção de artesanato, além de não conseguirem plantar devido ao solo ser infértil e seco. Apesar disso, elas têm buscado a redução das desigualdades, bem como a afirmação de direitos através da educação escolar.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

NOITE ITALIANA BENEFICENTE


O Colégio Magister e a A Associação ProBrasil realizaram a II Noite Italiana, no sábado (dia 12 de abril). Nesta Noite pastas, molhos, apresentações artísticas e a tradicional massa italiana são o mote para a arrecadação de verba, cujo valor integral é repassado para o fomento das atividades da Associação ProBrasil.



Uwe Weibrecht - Presidente da Associação ProBrasil



Representantes do Rotary Club


Durante o evento também foram realizadas rodadas de bingo, como uma maneira lúdica de, também, arrecadação.


Exposição do Patchwork Álamos

FUNCIONÁRIOS DA PROBRASIL QUE TRABALHARAM
VOLUNTARIAMENTE NO EVENTO
Valéria Marçal

Marinalva Silva

Abdom Silva e Amira Canário

AÇÃO FAMÍLIA E PARCERIA COM BANCO DO BRASIL


Sexta, dia 11/04/2008, em busca do estabelecimento de parceria, estiveram reunidos na Sede da ProBrasil, representantes do Banco do Brasil e do CRAF ProBrasil. A ocasião foi propícia para a apresentação da Programa Ação Família – Viver em Comunidade pois também estiveram presentes representantes do Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, da e CRAF Vivenda da Criança.



Durante a reunião forma expostas as dificuldades que os CRAFs apresentam após a confecção dos seus produtos (preço, venda, segmentação de público etc). Os representantes do Banco do Brasil, Ester Moreno, agente de DRS e Luís Ilkiu – Gerente do BB de Moema, explicam que o Banco em princípio não apóia com verba, mas através da parceria será possível planejar estratégias para alavancar as vendas no mercado produtivo.